Tipo de rota
Vários dias

Como são os vinhos do IGP "Castilla y León"?

Os vinhos abrangidos pela IGP "Castilla y León", na sua designação tradicional, "Vino de la Tierra de Castilla y León", podem ser: vinhos tranquilos (brancos, rosés e tintos), vinhos licorosos, vinhos espumantes de qualidade produzidos pela método tradicional, vinhos frisantes e vinhos de uvas passadas.

  • Os vinhos brancos jovens são frescos e frutados, com grande presença na boca, o que os distingue, de forma especial, dos vinhos brancos jovens produzidos noutras regiões.
  • Os vinhos rosés, sobretudo os produzidos em zonas tradicionais para este tipo de vinho, são frescos, com aromas a frutos vermelhos e paladar agradável. Se são de Prieto Picudo, são muito especiais, com um corpo importante e sabor frutado. Também a agulha que alguns guardam lhes dá um toque especial.
  • Os vinhos tintos são poderosos, com aromas de fruta madura, grande quantidade de matéria corante, boa estrutura e grande capacidade de longo envelhecimento.
  • Os espumantes, embora tenham começado a ser produzidos mais recentemente, são frescos, delicados e com um perfil aromático complexo marcado pela casta e pelas notas típicas do envelhecimento sobre as borras.
  • Os espumantes correspondem a uma produção muito tradicional em algumas zonas de Castilla y León. São geralmente vinhos rosés, com maior intensidade de cor, frescos, grande vivacidade, acentuados pela agulha e maior estrutura na boca.
  • Por fim, os vinhos licorosos e de uvas passadas são vinhos com elevado teor alcoólico, provenientes de uvas muito maduras ou passadas, aromas complexos, com vestígios de envelhecimento oxidativo, em muitos casos. Suas características lembram as elaborações tradicionais da Andaluzia Ocidental.

Endereço e localização no mapa

Nos arredores
Onde dormir
Onde dormir
Onde comer
Natureza
Património e Cultura